domingo, 29 de maio de 2022

A Tênue Linha Branca

nas horas de breja
na tentação sob a mesa
curta e magra 
branca e seifada
em carreiras ao banheiro
em carreiras no banheiro
se refaz a linha branca
tênue e pouco branda
em seus dentes a pesar
pupila grande no olhar
sob um pós que já se foi
me atormenta o seu depois
numa nota e um cartão
linha branca no pulmão
tênue tênue tênue
- Armando Albuquerque

quarta-feira, 25 de maio de 2022

A Traição do Grande Homem

Eu não mereço sofrer nesta tarde sem sol, na infinitude de dias vazios e no silêncio continuo que só ousa em ser quebrado com o respaldo de um choro eloquente. A vida um dia foi mais viva do que hoje demonstra ser. A roda gigante ia até o céu, o sorvete de morango escarlate tinha gosto da infância e as roupas ainda serviam nesse corpo que hoje clama pelo desabamento. Não sei ao certo quando morri, mas suspeito que minhas expansões sentimentais são as grandes causadoras desse conflito entre mim e o Grande Homem, que a mim nada fez além de tirar até a melhor das companhias e que ainda, insatisfeito, hoje ousa em de novo puxar os que aqui sobram com sua garra nefasta. São difíceis os dias que se seguem, mas ao menos o futuro me resguarda esperança. Sinto que estou mais próximo deles do que nunca. 

  Armando Albuquerque

terça-feira, 17 de maio de 2022

Scooby


  Você foi um anjo caído que fez o céu chover lágrimas de esperança rumo ao meu quarto escuro e vazio. Hoje você retorna ao seu lugar, próximo das estrelas que te guiam rumo a eternidade e que refletem o brilho de tua infinitude. Talvez um dia eu te encontre por aí sem ter que olhar para cima, mas até lá sentirei sua falta nas esquinas da minha casa e nos caminhos que traçamos juntos. Brilha forte nesse céu, amigo. Eu sempre estarei aqui de baixo apreciando tua beleza infinita.

 Armando Albuquerque

domingo, 15 de maio de 2022

O Bêbado do Quarto ao Lado

 

  Era verão de um ano qualquer. As tardes eram ensolaradas e a rua repleta daquilo que só a noite conseguia seifar. Não me lembro ao certo em que momento da escuridão o monstro pairou sobre meu corpo ou meus pensamentos, mas aquilo que rotineiramente consumia meu dia parecia não ter surtido o efeito esperado em meu subconsciente. Foi a primeira vez que ele chegou bêbado... Uma criança deveria dormir na cama e não debaixo dela. Sem saber o que fazer ou ao certo aonde ir, continuei estático sob aquele bunker improvisado imaginando o que haveria de acontecer aos demais da casa. Ingenuidade minha pensar que poderia enfrentar um alguém três vezes maior que meu tamanho, ao mesmo tempo que imensa era a dor de ter que me manter inerte frente ao caos que pairava na casa. "Paf, paf, paf!" O que houve? - Questionei. Era óbvio que aos meus 5 jamais poderia saber o que houvera. Lembro-me ainda da légua de palavras proferidas com um tom tão violento que só a presença da real ameaça física poderia me fazer acreditar que haveria superioridade em sua dor. "Palavras machucam mais que atos", ao menos pensava eu até o portão da degradação ser aberto para mim naquela noite. Um caminho que jamais consegui voltar...

 Armando Albuquerque

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Fragilidade

No derradeiro que adentra esses pequenos passos de aflições travestidos de falsos sorrisos e fantasiosas sensações, sucumbe-se a ti emoções tão vazias que nem mesmo os mais frágeis dos seres poderiam esconder. Fim.

 Armando Albuquerque

quinta-feira, 12 de maio de 2022

O Nosso Ding Dong


  Teu sorriso na varanda soa um pouco distante daquele choro de ontem à noite em nosso quarto. A linha entre a comédia e o drama parece um pouco tênue pra gente, querida. Às vezes um lenço no rosto, às vezes um vaso quebrado na parede. É mesmo difícil decifrar nós dois. Seja pelo andar a longos passos na rua ou o se jogar rumo a primeira campanhia de qualquer casa. Era bonito quando tocávamos o nosso ding dong e saíamos correndo feito crianças pela calçada. "Corre que o vizinho vai abrir" Já chegamos e cá estamos de novo disputando uma vaga no único banheiro da casa. Eu sei que demoro às vezes quando entro, mas é porque não quero que você fique me xingando muito por eu ter deixado a margarina fora da geladeira ou esquecido de lavar a louça. Eu prometo que não vai se repetir apesar de nós dois sabermos que sim. Às vezes parece implicância, e é mesmo. Eu nunca escondi que você estava ao lado de uma criança, já você finge o tempo todo ser adulta. Só queria que soubesse que eu te ouço do outro lado da porta chorando por aquele filme do cachorrinho que espera o dono na estação de trem. No fundo você também sabe que não é gente grande, e talvez se sentisse mais a vontade se soubesse que eu sei que seu coração é de vidro e frágil como o lustre da minha mãe era quando caiu depois de eu ter chutado minha bola de futebol nele quando pequeno. Fiquei de castigo por duas semanas, só não entendo o porquê de hoje eu ainda ser punido sem ao menos ter despedaçado nada. Quer dizer, esse negócio de sentimento conta pra você? 

  Armando Albuquerque

Meu Guarda-Chuva Furado

  Eu poderia colocar o guarda-chuva embaixo de você ou te proteger do passar dos carros pelas poças de água na calçada, mas será...